Projeto Concelhio de Leitura: Ler+adoç@ a vida
Palavras-chave:
Bibliotecas Escolares, Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares da Biblioteca Municipal, projetos de leitura concelhios,Resumo
A Câmara Municipal de Palmela promoveu o ano de 2015: ANO da FOGAÇA de Palmela e desafiou as escolas a trabalharem o tema.
Em resposta, o Grupo de trabalho das Bibliotecas Escolares de Palmela, composto pelos professores bibliotecários e pelo Serviço SABE da Biblioteca Municipal, estruturou um projeto que integrasse o Tema nas aprendizagens curriculares feitas nas bibliotecas.
Respeitando as prioridades dos diferentes projetos educativos das escolas e agrupamentos do concelho, que apontam recorrentemente para a necessidade de trabalhar a competência leitora, elaborou-se um projeto que trabalhasse o tema numa perspetiva transversal ao currículo. Formar comunidades leitoras é nuclear para se ter cidadãos responsáveis e proativos.
Este tipo de trabalho é importante para reforçar o trabalho colaborativo entre parceiros da comunidade educativa. Assim, sensibilizam-se todos para a solução conjunta de problemas de aprendizagem. Potencia-se a participação e envolvimento das famílias e da comunidade local, nas atividades desenvolvidas pelas bibliotecas e pelas instituições culturais.
Neste contexto, as bibliotecas, elo de ligação, desempenham um papel nuclear, porque oferecem uma proposta de percurso pedagógico e educativo que percorre vários públicos leitores, vários níveis de ensino e diferentes áreas do saber.