Projeto Concelhio de Leitura: Ler+adoç@ a vida

Autores

  • Maria Margarida Aleixo Chaves Escola Secundária Fernão Mendes Pinto - Rede de Bibliotecas Escolares
  • Olga Cidades Biblioteca de Palmela

Palavras-chave:

Bibliotecas Escolares, Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares da Biblioteca Municipal, projetos de leitura concelhios,

Resumo

A Câmara Municipal de Palmela promoveu o ano de 2015: ANO da FOGAÇA de Palmela e desafiou as escolas a trabalharem o tema.

Em resposta, o Grupo de trabalho das Bibliotecas Escolares de Palmela, composto pelos professores bibliotecários e pelo Serviço SABE da Biblioteca Municipal, estruturou um projeto que integrasse o Tema nas aprendizagens curriculares feitas nas bibliotecas.

Respeitando as prioridades dos diferentes projetos educativos das escolas e agrupamentos do concelho, que apontam recorrentemente para a necessidade de trabalhar a competência leitora, elaborou-se um projeto que trabalhasse o tema numa perspetiva transversal ao currículo. Formar comunidades leitoras é nuclear para se ter cidadãos responsáveis e proativos.

            Este tipo de trabalho é importante para reforçar o trabalho colaborativo entre parceiros da comunidade educativa. Assim, sensibilizam-se todos para a solução conjunta de problemas de aprendizagem. Potencia-se a participação e envolvimento das famílias e da comunidade local, nas atividades desenvolvidas pelas bibliotecas e pelas instituições culturais.

Neste contexto, as bibliotecas, elo de ligação, desempenham um papel nuclear, porque oferecem uma proposta de percurso pedagógico e educativo que percorre vários públicos leitores, vários níveis de ensino e diferentes áreas do saber.

Biografia Autor

Maria Margarida Aleixo Chaves, Escola Secundária Fernão Mendes Pinto - Rede de Bibliotecas Escolares

1984 - Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

1997 - DUECE em Avaliação em Educação, pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa

2008 - Pós-Graduação em Ciências Documentais pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

2009 – Mestrado em Ciências Documentais pela Universidade de  Alcalá de Henares (Madrid)

1990 - Professora do quadro da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, Pragal-Almada (grupo 300 - Português).

2003- 2007 – Professora Bibliotecária da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto.

Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, desde de 2007. Acompanha os concelhos de Alcochete, Barreiro, Moita,  Montijo, Palmela, Sesimbra e Vendas Novas.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Apresentações 24x7: I – Serviços e criação de valor